Histórias de uma portuga em movimento.
27
Fev 10
publicado por parislasvegas, às 08:48link do post | comentar

 ....pois eu ontem estava mal disposta. Não só fiquei puta da vida depois de ter feito a minha digressão habitual pelas notícias (deve ser do TPM), como fiquei ainda mais danada com a minha volta pelos blogues "para descontraír". Passo a explicar:

 

1.

 

Os portugueses têm muito a mania de que eles detêm o monopólio dos maus políticos e o recorde da corrupção, censura e demais atentados à democracia no mundo. Também têm a mania que ninguém nesse país faz nada de jeito e que os 10 milhões de compatriotas que residem no Continente e Ilhas são todos uma cambada de atrasados mentais. Eu já tentei explicar aqui muitas vezes que isto não é a realidade, é apenas uma espécie de doença mental colectiva, enraízada no nosso código genético e que precisa de tratamento JÁ. 

 

De maneira que um exercício que eu recomendo vivamente enquanto terapia para a "portugalidade" (vamos chamar  assim a "doença" só para efeitos práticos) é  aquilo que faço todos os dias, i.e - ler os jornais de todos os países que vos interessem ou dos quais saibam a língua. Porque ver as notícias internacionais não é a mesma coisa.

 

Os casos mesquinhos, os ódios de estimação os pequenos escadaletes dos políticos, tudo isso está lá, para toda a gente ver (menos nos russos que não têm praticamente imprensa livre, deve ser porque lhes falta um Crespo e uma Manuela....) assim como estão nos nossos jornais.

Qual é razão?? Bom, isso já não sei dizer, que isto aqui não é nenhum oráculo. Talvez os outros povos sejam MESMO iguais a nós. Não melhores, não piores, mas simplesmente iguais. Ou talvez os políticos tenham MUITA necessidade de distraír o povo com escandaletes numa altura de crise económica acentuada.Ou talvez se dê a realização do famoso  provérbio português "Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão", sendo que essa casa é o Mundo.

 

E há dias em que o Mundo inteiro parece ter entrado em parvoíce total e em que todas as notícias são uma inteira perca de tempo, coisas encomendadas, fabricadas, enfim tudo histórias da carochinha para boi dormir. Sendo que o boi em geral é o povão, que enquando se escandaliza, não pensa (repito que não estou a falar de Portugal em particular, mas da cena internacional em geral).

 

 

2.

 

Seguidamente, como já referi, fui ver os blogues "para descontrair" e porque tinha algum tempo livre. Resolvi fazer uma pesquisa completamente selvagem e fui a uma série de blogues que me surpreenderam pela forma como estão bem escritos e com o bom-senso que os seus autores espelham nos textos que postam. Blogues portugueses, claro está.

 

Aquilo me escandalizou não foi, portanto, o conteúdo dos textos ou a má ortografia, tudo isso estava muito bem e deixou-me muito satisfeita, até que, feita idiota, resolvi ir dar uma espreitadela aos comentários. No primeiro blogue pensei: "coitado do autor que tem que levar com isto, deve ser do tema do post", tal não era o fel que me aparecia destilado no ecrán. Mas depois no segundo, terceiro, quarto e por aí fora, fiquei banzada.  

 

Estou em crêr que a crise está a fazer de nós pessoas extremamente desagradáveis. Toda a inveja pequenina que sempre existiu (como em todos os países do Sul da Europa) está a descambar em veneno irracional, porque toda a gente descarrega onde pode. E onde se poderá melhor do que ao abrigo do rótulo "anónimo" num blogue qualquer?? Pois é. Vai daí esquece-se toda e qualquer noção de educação e civismo, até porque "hei, ninguém me conhece". 

 

Da "navegação" de ontem fiquei a saber que o Governo tem culpa do mau tempo que se avizinha e também do futuro terremoto que erradicará Lisboa do Mapa. Claro que haver um levantamento de cidadãos que exijam explicações sobre medidas preventivas  tomadas já dá muito trabalho, então a malta vai comentar parvoíces para a net, como se isso ajudasse alguma coisa.

 

Também fiquei a saber que qualquer pessoa que escreva frases mais ou menos complicadas e um palavreado mais elaborado é logo "intelectualóide" ou um priviligiado a quem os paizinhos pagaram o colégio privado. 

 

Sem falar dos blogues de gajas, onde qualquer merdinha postada "gosto muito da base do XYZ", dá logo comentários do estilo: deves andar a nadar em dinheiro, o teu paizinho deve ser rico, vê-se mesmo que não tens filhos para alimentar, devias era andar a trabalhar como eu. E outros mimos do gênero. 

 

Em resumo, parece que o normal cidadão, que ao vivo e a cores será capaz de dizer "se faz favor" e "obrigado" a qualquer compatriota, (independentemente das tempestades encomendadas, da base que utilize ou da sua proficiência da língua) se transforma em Ogre cibernético assim que vê uma caixa de comentários aberta. Enfim, a malta tem que descarregar em qualquer lado,  mas se começamos assim, qualquer dia estamos a bater um nos outros e não é virtualmente....

 

 

 

 

ps- ainda bem que este blogue tem dois ou, vá lá, três leitores, e dos silenciosos. Obrigado!


mais sobre mim
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
20

22
23
24

28


arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO