Histórias de uma portuga em movimento.
20
Set 05
publicado por parislasvegas, às 05:26link do post | comentar
Elaborei uma lista de vantagens e desvantagens da vida de nómada. Como comecei esta vida há pouco tempo (no final dos meus 20s) tenho tendência a reflectir bastante se isto é o que eu quero ou não fazer nos próximos 30 anos da minha vida. Cá vai:
Vantagens:
Estar completamente "fora" das coisas que não interessam, isto é:
1.vida de celebridades (sejam elas tugas, ou não). Com a graça de Deus nunca me interessei por essa porcaria, que considero um verdadeiro ópio do povo do século XXI. Ninguém "conhecido" me serve de exemplo seja do que fôr. Basicamente estou-me cagando para onde é "bem" fazer férias, pró que é "bem" vestir, os carros que são "bem" de guiar, etc. Sempre foi e sempre será assim. A grande vantagem de estar fora é não ter que aturar as capas de revistas por todo o lado, nem tem que mudar de canal quando aparecem os programas "cor-de-rosa".Afinal de contas, quem são aqueles gajos????O que é que Cinha faz na vida para servir de exemplo às tontas da classe média portuguesa?Porque é que raio tens de ir comprar a revista para ver o que ela tem vestido (pra imitar logo a serguir)???Cuidem mas é das vossas vidas pá!
2.Viver livre de Boatos e Rumores. Sou estrangeira. Quando vivo num sítio o tempo suficiente para se formar um rumor sobre mim, finjo que não sei e não ouvi nada.Sou estrangeira, não percebo, sou parva. É mesmo assim, não há pachorra.Quando sei que em Portugal corre algum boato sobre mim, cago nisso.Afinal, vivo a 6.000 Km de distância. Tudo o que as pessoas sabem sobre a minha vida está aqui escrito. E só escrevo o que quero...
3.Programação de seja qual fôr o canal. Procuro ver as notícias e estar actualizada com séries e filmes de qualidade (compro os DvDs).
Aprender novas línguas.Ou, no caso do sítio futuro, ressuscitar velhas. Tem sido das melhores riquezas, acumulada com a seguinte:
Conhecer todo o tipo de pessoas em todo o lado. Encarar tudo sem preconceito. Tenho conhecido santos e pecadores provenientes das culturas mais estranhas e das mais familiares também. A fauna que adoptou o estilo nómada, neste século de sedentarização, é estranha, inteligente, desafiante, e nem sempre agradável, mas sempre surpreendente. É assim mesmo. Podem chamar-me provinciana deslumbrada. Provincianos, para mim, são os preconceituosos de merda que avaliam as pessoas por aquilo que trazem vestido.
Ser obrigada a ler os livros de que me interessam na língua em que conseguir apanhá-los. Em maior parte dos casos até consigo ler a versão original. A nossa biblioteca parece uma babilónia. Dei-me conta quando um dos nossos hóspedes (unilingue portuga) me pediu um romance para ler e cheguei à conclusão que cá em casa não existe disso nessa língua, embora haja muito por onde escolher em inglês, francês e italiano....
Ter que pensar rápido em qualquer situação para não dar mancas de bimbalhismo cultural. Parecendo que não, dá uma agilidade na mona que só visto.
E, last but not least, viajar e quem não gostar desta parte que atire a primeira pedra!
Desvantagens
Estar longe da família e dos amigos. Isto é, ter as raízes literalmente espalhadas por esse mundo fora.
Assim, de repente não vejo mais nenhuma.
Os problemas de adaptação quando chegamos a um sítio novo tornam a coisa mais desafiante e divertida. Às vezes moem, mas não matam ninguém. Bem sei que tenho passado parte destes anos mal-disposta (na internet basicamente...) mas o que me provoca isso não está relacionado com a parte nómada, mas sim com a sedentária. Azar o vosso, que me aturam os desabafos. Antes assim que do moer a molécula ao meu Xano, que, convenhamos, não merece.
Bem, parece que até ver, I'm on the road!

mais sobre mim
Setembro 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
17

18
21
22
23

25
28


arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO