Histórias de uma portuga em movimento.
24
Mai 06
publicado por parislasvegas, às 11:42link do post | comentar

Leio no "Le Monde" que a República Popular da China decidiu leiloar o retrato do Mao que esteve dependurado na Porta Celestial da Cidade Proibida na década de 50. O que o governo chinês assumiu como natural (afinal é mau feng-shui guardar tralha velha) está a chocar várias gerações de chineses. O povo que se tem revoltado de uma forma bastante moderna - fóruns internet - tem como principal crítica a esta inciativa o facto de ser, concerteza, um estrangeiro a oferecer mais dinheiro pelo quadro. Ora os chineses não são burros, sabem que o valor do quadro para qualquer chinês é sentimental, que ninguém é parvo ao ponto de dar milhares de dólares por uma coisa que nem sequer nenhum museu quer. Mas também sabem que a cara do seu Timoneiro (aqui pintado pelo Warol) vale muito guito no estrangeiro, onde é utilizada como um dos ícones da cultura pop. O escândalo todo é que maior parte dos chineses não quer ver o Mao "gozado" no Ocidente. Se alguém tiver que o utlizar como ícone do que quer que seja, então que esse alguém terá que ser Chinês.

Segundo outras fontes, o Governo está também a pensar retirar a cara de Zedong das notas de Rimimbi. Para alguns analistas, o povo tem-se agarrado à imagem do primeiro Presidente por causa, precisamente, do grande valor que é dado actualmente ao dinheiro. Eu não acho. Penso que maior parte do povo chinês tem, sinceramente, uma admiração por Mao. Que pensa que, apesar dos erros (que nunca reconhecerão em frente a um estangeiro) é a esse homem que têm que agradecer o país em que vivem hoje - E acreditem que existe uma grande percentagem da população chinesa visivelmente satisfeita com as suas condições de vida - Embora já tenha sido divulgado publicamente que alguns actos de heroísmo foram pura propaganda e não exitiram, o povo, intoxicado por décadas de injecções mentais ainda acredita nesse chorrilho de mentiras.

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

 

 


Pode ser que seja um multimilonário chines a comprar o retrato. O StanleyHo por exemplo... tem guito para isso e pode espetalo na parede do Lisboa.
Riki a 24 de Maio de 2006 às 13:44

Se não fosse tão caro quem o comprava era eu.
Com o nosso orçamento só deu para comprar um cartaz dos anos 60, com o retrato do Mao que diz "Vivam os pensamentos do Presidente Mao" - Lindo! E ainda temos outro (a côres!luxo!) já dos anos 70, mas ainda não descobrimos o que diz. Servem de decoração à área onde está a casa de banho das visitas - um mimo! (mas não os pusemos onde está a retrete - ainda temos respeito..).
parislasvegas a 24 de Maio de 2006 às 14:11

também podias por aqui fotografias desses!
R. a 24 de Maio de 2006 às 16:57

mais sobre mim
Maio 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
20

21
22
25
27

28
31


arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO