Histórias de uma portuga em movimento.
26
Jun 06
publicado por parislasvegas, às 14:17link do post | comentar

Finalmente um fim-de-semana fora de Paris!!!!! Em oito meses foi a primeira vez que não estivémos ou a trabalhar ou de "permanência" ao fim de semana...

Rumámos a Dijon sábado de manhã, para fugir ao trânsito das sextas ao fim do dia. 300 Km de boa estrada, campo pintalgado de vacas charolesas e searas de trigo. Já em Dijon, região de bom vinho (borgonha), se nota o contágio da organização suiça: tudo limpinho e arranjadinho, não os vizinhos dizer mal da "façon de vivre" dos franciús.

Fomos assistir a uma das muitas corridas de clássicos que se organizam em França e que tencionamos passar a acompanhar mais de perto, sempre que tivermos oportunidade para isso. Estas corridas, para além da competição em si (que é secundária - toda a gente está nisto por paixão pelas máquinas) ainda têm exposições de carros históricos, venda de peças para carros antigos e tudo o que se relacione com esta doença de que sofremos, que é gostar de carros em geral e dos mais antigos em particular.

Para esta, excepcionalmente, levámos o 111R, que fez um sucesso desgraçado junto dos proprietários de Lotus antigos que lá andavam.

Afinal de contas, o fabuloso bólide laranja é o digno sucessor das máquinas avariadas que a Lotus fabricou nos anos 60.

O Elise foi o grande responsável pela recuperação económica da companhia (praticamente na falência desde os anso 80) e recupera muitas das tradições de construção da Lótus: posição de condução quase deitada, carroceria ultra-leve e motor levado-do-diabo.

Nos encontros que se seguirem, tencionamos preparar o Mustang para exposição - as 41 primaveras respeitáveis do bicho já dão direito a essa honra...

Quando chegámos estava a decorrer a corrida de Fords GT, muito animada, com o Ford Escort de um amigo português a fazer uma boa pontuação, até ter feito dois peões em pista que lhe arruinaram a classificação geral, mas fizeram as delícias do público.

Aqui ficam alguns dos modelos que vimos correr no Sábado e no Domingo - daqui a quinze dias estaremos em Le Mans para as 24 horas de clássicos e lá vão vocês ter que levar com carros no blogue de novo. Cada um com a sua doença....

Ford GT de 1600 a 2500 cm3

Ford Escort

Ford Mustang 1970

 

Lotus Challenge:

Lotus 7

Lotus 11

Lotus Elan

Fórmula Ford:

Série Maxi 1000 (de 800 a 1000 cm3):

 

Fora de competição - Bugattis de 1928 a 1935:

 

 

tags:

querida
desculpa a pequena correcção: o ford é um escort RS e não GT.
bjs
alex a 26 de Junho de 2006 às 15:43

Viram por aí algum Mercedes 300 SL ???? ( é aquele dos anos 50 com portas de aluminio que abrem para cima..
beijos e abraços
Anónimo a 26 de Junho de 2006 às 16:17

E o MG Roadster (anos 70) ??? vi um aqui ha umas semanas que me deixou completamente apanhado!!!!
(acho quem aí em França ainda ha muitos)
Riki a 26 de Junho de 2006 às 16:29

Não amor, o Ford Escort não é um GT, a categoria da corrida é que é GT - veículos Grand Tourisme - ou engano-me???Mas obrigado por teres indicado o modelo correcto do Escort - bonitinho este também, não??
Caro anónimo: se lá estava algum, passou-me ao lado, o que não é muito normal, porque eu adoro esse carro.As portas em borboleta são o máximo. Acho o design espectacular para um carro de 52...
parislasvegas a 26 de Junho de 2006 às 16:36

desculpa li mal...
havia lá um 300 sl lindo! cinzento e vermelho por dentro...um espectáculo|
alex a 26 de Junho de 2006 às 18:46

Riki: São lindos os MG não são???Aqui há muitos - estes encontros são um espectáculo, porque vês muita coisa que não anda normalmente na estrada. E, claro, os malucos dos carros são como os avariados das motas - muito cervejol e rock and roll prá carola - embora toda a gente já tenha idade pra ter juízo. O ambiente é cinco estrelas - não queres cá vir exibir o teu fantástico bólide azul???
parislasvegas a 26 de Junho de 2006 às 16:40

Ai pá que grandes cromos!
Como é que vocês conseguem escrever tanto sobre carros. Houve um momento em que me ri porque me fazia lembrar aqueles diálogos maravilhosos dos Monty Phyton! Sabes o que é queeu te digo?! Mais vale ter estes gostos assim do que ser massa amorfa e ficar sentado no sofá a ver tv! beijos
blimunda a 27 de Junho de 2006 às 11:15

Sentada no sofá é que não! Mas realmente estive a reler o post e os comentários e reconheço que são hilariantes. São daqueles diálogos alucinados de nerd especializado...
Agora a real aventura vai ser começar a levar as crianças para estas coisas - e tenho fome e quero ir fazer xixi, e já chegámos? e quando é que chegamos? Ai tá muito barulho!Tó cansado...Doem-me as pernas, tenho comichão. Ai!Picou-me um bicho!Onde é que está o pai?quero água!
Vai ser bonito...
Enquanto que para esta fui de sapatos dourados, jeans apertados e malinha ao ombro (não são só os carros que precisam de muita estética a partir de certa idade) para Le Mans vai ser de mochilas com água, repelente de insectos, chapéus vários, t-shirts sobresselentes, toalhetes, lenços de papel, aspirinas e cadeiras desdobráveis. Ser mãe prejudica muito o fashion sense de uma pessoa...
parislasvegas a 27 de Junho de 2006 às 11:40

O anónimo a perguntar pelo mercedes de 52 com portas a abrir para cima fui eu!!! vi fotos do carro e fiquei completamente apaixonado... Deixarma de fabricar o modelo porque quando capotava era uma grnada espiga tirar os bacanos la de dentro devido ao modelo das portas...
Sobre o meu 240, quem sabe... um destes dias tenha disponibilidade e dinheiro para ir até Paris a circular por estradas nacioanais entre os 85 e os 100 à hora.
A Blimunda depois vai aí ter de avião!!!
beijos
( quanto custa aí um triumph spitfire de 73??? se fosse um preço acessivel até era giro era ir aí buscar um....)
Riki Martin a 27 de Junho de 2006 às 15:24

Então tens que vir connosco a uma cena destas. O clube dos Spitfires estava lá em força, deviam ter prá'i uns 20 carros. Fiz uma busca rápida na net e o modelo Spitfire 1500 de 73 custa à volta de 6.000 Euros. Não há carros novos a este preço...
parislasvegas a 27 de Junho de 2006 às 16:30

quer dizer, 6 mil se fôr em bom estado (os modelos de 69 a 73), porque há uns à venda, principalmente os de 77 à volta dos 4 mil. Devem ter marosca.
parislasvegas a 27 de Junho de 2006 às 16:33

mais sobre mim
Junho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
20
22
24

25
30


arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO