Histórias de uma portuga em movimento.
28
Jun 06
publicado por parislasvegas, às 11:49link do post | comentar

Ando agora a fazer uma coisa que já todas vocês devem ter feito: consultar esse grande manancial de informação que é a net, sobre algumas dúvidas que tenho relativas a cuidados de saúde que se devem ter quando se está a pensar engravidar.

Tenho encontrado todo o tipo de sites, 99% por cento dos quais me stressam tanto, que nem vale a pena ler aquilo, sob pena de nem sequer conseguir ovular, quanto mais engravidar. Agora a sério: o que é uma pré-grávida? alguém me explica??

Será que só porque estou a pensar nisso agora tenho que comer só não sei quê, eliminar os cafés e o vinho da dieta normal que faço, tomar bué de pílulas de suplementos vitamínicos e o diabo-a-sete? É que só de ler essas merdas já entro em paranóia total: uma bica por dia pode provocar sei-lá-oquê no feto, um copo de vinho pode fazer com que a criança nasça abaixo do peso, a minha idade pode influênciar negativamente tudo e mais alguma coisa - desde a produção de óvulos até a mal-formações fetais e o raio-que-os-parta.

E a cena do sexo??Tem que se fazer não-se-quantas-vezes-por-semana a partir do dia x, quando a temperatura está Y - e se não me apetecer caramba? e não apetecer ao meu parceiro bolas?

Alguém me explica o que aconteceu com o "milagre da vida"? Assim tira-se a magia toda à coisa...

Esta ideia de inventar a categoria do "pré-grávido" é mesmo um espelho da sociedade actual: temos filhos cada vez mais tarde, já num stress desgraçado de pressões familiares, pressões monetárias, faltas de tempo e dificuldades várias na vida do dia a dia que fazem com que a palavra "stress" ande braço dado com  "engravidar". Também achamos que a ciência pode resolver todos os problemas e dar todas as respostas. Achamos que, se não somos capazes de conceber, ou se os nossos filhos nascem com problemas de saúde, que a culpa é toda nossa.

Não é. Pelo menos não a 100%. A aventura de conceber uma vida continua a ser isso mesmo: uma aventura.

Nem todos os problemas de infertilidade têm solução. Nem sempre um comportamento irrepreensível por parte de uma futura mãe resulta numa criança saudável (infelizmente).

Tenho apanhado coisas escritas por gente que ficou com cicratizes psicológicas para o resto da vida, por coisas tão simples como não ter leite suficiente para amamentar os filhos. Antigamente, ainda dizia que estas coisas só aconteciam em Portugal, tal é o "síndrome" da "Super-mãe" que todas as mulheres portuguesas têm e que as fazem criticar venenosamente todas as outras que não conseguem ser o modelo de perfeição. Mas não. Isto é um fenómeno do Mundo Ocidental, provocado pelo facto de termos cada vez menos filhos e cada vez mais tarde.

Pois fiquem sabendo que malta cá em casa não vai em stresses destes. Claro que vou eliminar (definitivamente) os cigarros antes sequer de começar a tentar, claro que não vou andar grávida a apanhar pifos de vodka ou a beber 10 cafés por dia, claro claro claro. Mas não vamos deixar de sair (para "acalmar o casal e preparar terreno para a gravidez" como vi escrito num blogue americano-atrasados....) nem de fazer a nossa vida normal. Se fôr é, se não também não será. Com muita pena nossa, é verdade. Mas não será.

Esta a primeira e última vez que falarei de pré-qualquer-coisa no blogue. O assunto só voltará a ser abordado se houver resultados palpáveis.

E quando ao resto do pessoal que anda a escrever sobre isto na net: descontraiam pá, a sério, essas merdas só vos fazem mal à cabeça, afastam os vossos companheiros de vós e lixam a vida à família toda.

Eu sei que todas queremos muito e que isto é muito sério, não levo de ânimo leve, nem pensem (quem me conhece sabe bem). Mas olhem à vossa volta: não são só as mulheres que sofrem com a falta ou perca de um filho.

Por favor, pensem nisto.


o pré qq coisa é sempre uma seca! "relaxa e goza" como diz o outro...
blimunda a 28 de Junho de 2006 às 13:00

Pois é mesmo assim. De qualquer das maneiras, queria que ficasse aqui o meu protesto pelo estado actual das coisas. A mentalidade ocidental está a tornar o facto de ter um filho numa coisa quase "anti-natura". Como maior parte dos casais só tem um, parece que se entrou numa de "escolha eugénica" com receitas especiais para se conceber o humano perfeito.
Mas a mim, pensar numa geração de zaratrustas dá medo, muito medo.
Relax malta.
parislasvegas a 28 de Junho de 2006 às 14:00

Deixa de fumar, deixa de apanhar bubas, deixa de tomar a pílula e mais importante não te esqueças que sem coiso e tal não engravidas e, POR AMOR DE DEUS, descontrai!!!!! Quando menos esperas, já está... Acho que a Bli concorda comigo... Tb lhe aconteceu a ela.

Essas pré-grávidas pertencem à estirpe da grávida e mãe de revista... E não há bicho mais chato que esse!
D. a 28 de Junho de 2006 às 14:31

Por partes:
o aspecto "pré": estou com a Blimunda. o stress é um forte anticoncepcional, além de ter boas propriedades anti-libidinais.
O aspecto "salutar": o que te faz mal a ti pode prejudicar a futura criança, e isto inclui o stress e o esforço de se ser 100% saudável.
O aspecto "super-psico-mamã": cada um sabe de si e dos seus, e o veneno está na dose.
O aspecto (que não referes claramente) "eu sei dum caso": lagarto-lagarto-lagarto! Todos sabem dum caso, e se esse for menos bom, por favor, tenham o bom senso de manter a boca calada. Só queros finais felizes.
Quanto a vocês: bom senso, têem-no e usem-no. Actualmente o unico mito urbano sobre este assunto a que nós (e a obestetra) demos créditos foi àquele que diz que acido fólico antes e durante a engravidez faz bem. Mal não me parece que faça e connosco parece ter resultado bem, pelo que recomendamos a quem queira tomar...

bjs

Atalaia a 28 de Junho de 2006 às 14:41

Obrigado.Obrigado.
Ainda bem que há mais gente que pensa como eu...e com filhos!Uau!
Atalaia: de qualquer das maneiras eu já andava a tomar ácido fólico in-and-out há mais de um ano. Acima de tudo porque tive uma série de tratamentos à base de vitamina B na Ucrânia (aquilo não tem luz solar e a malta deprime com facilidade...) e o ácido fólico está presente nesses complexos vitamínicos. Há seis meses que não tomo e vou começar outra vez.
D.: vamos tentar não nos esquecer de COISO. Ouvi dizer que ajuda...
Mas não esperem novidades tão cedo ok??É que isso também stressa a malta...
parislasvegas a 28 de Junho de 2006 às 15:43

olha tudo a falar das cenas do amor!!!!
nao tenho saco para sites de gajas maes.....

epá isto é uns anos tudo comia e bebia e tudo se criava.. com ranho e tudo!

é preciso é f***....tal como diz a nossa amiga D.
Rita granel a 28 de Junho de 2006 às 16:22

É o "bond" do instinto maternal, a "ligação especial" e tal. Até parece que só por parir uma pessoa tem obrigação de adivinhar a razão dos choros, ou até parece que eles nascem e mamam logo na perfeição e tal. Isso sim é que são verdadeiros "mitos urbanos". E como dizia a D. na altura em que teve o ZP: é maisé uma granda treta.
parislasvegas a 28 de Junho de 2006 às 17:14

A malta ainda não percebeu que não faz os filhos...
Os filhos vêm ao mundo atraves de nós mas são ja alminhas desenvolidas que se tornam pessoas vivas. Aqueles que são pais tiveram a honra de ser escolhidos pelos seus filhos para esse fim...
Por isso o que ha a fazer é manter a boa vibração, cagar nos médicos, cagar nos concelhos cientificos, cagar nos suplementos, e ser feliz tentando ser o melhor possivel como ser humano para que uma dessas almas desencarnadas que pensa em vir até à terra nos escolha a nós. E sobretudo que nós não sejamos uma desilusão nas escolhas dos nossos filhos.
Deixa a Mãe Natureza agir e por favor não te tornes uma obcessiva da gravidez.. .
Nao tentes aprender tudo sobre putos nos livros e nas rvistas porque o mais giro é aprender com eles.
Anónimo a 29 de Junho de 2006 às 00:17

O anónimo era eu porra.
Riki a 29 de Junho de 2006 às 00:17

Já calculava que sim, pelo teor do comentário.
Isto de ir à procura de informação foi uma cena típica minha, tenho sempre que ir xeretar às experiências alheias - às vezes com maus resultados, como é o caso...
Detesto fixações seja no que for, de maneira que vou ficar tranquilita, não te preocupes.
parislasvegas a 29 de Junho de 2006 às 09:26

mais sobre mim
Junho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
20
22
24

25
30


arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO