Histórias de uma portuga em movimento.
01
Jul 06
publicado por parislasvegas, às 23:47link do post | comentar

Vitória de Portugal e passagem às meias finais. Saímos contentes para o centro de Paris, onde tínhamos que estar a determinadas horas por causa de  um jantar.

Nada nos preparou para a visão que tivemos quando chegámos ao Arco do Triunfo: O monumento em si tinha sido ocupado por milhares de portugas em festa. Verde e vermelho eram as cores do Arco, a rotunda estava paralisada pelos carros engalanados com as quinas.

Mais a baixo, os Campos Elísios estavam com a circulação cortada, centenas de polícias de choque tentavam conter a multidão de portugueses que muito pacificamente berravam POR TU GAL POR TU GAL , mas impediam a circulação na mesma...

Conseguimos ir avançando no meio da multidão. A polícia estava a tentar retirar-nos do meio do bordel, mas a malta agradeceu a amabilidade e que não, não queríamos sair, éramos portugas também..

Depois de sairmos do jantar, já a França tinha ganho o jogo aos Gordos, aí é a que a festa atingiu o auge: Franciús e Tugas circundavam a baixa de Paris, agitando bandeiras e dando abraços a cada encontro. Gritos de alegria e felicitações, cervejas partilhadas esquecendo que na próxima quarta jogamos uns contra os outros.

Agora, quando saímos de Paris (00h30) a fila para entrar estava pior do que às 7 da manhã de um dia de semana. Uma vez mais, bandeiras francesas e portuguesas se misturavam na festa.

Na próxima quarta-feira vamos ver o jogo com amigos franceses, claro e claro que todos vamos ser civilizados, como os milhares de portugas e franciús que vimos hoje e que estavam a ser super fair-play.

Mas eu, que sou humana com todos os defeitos, ao ver a festa dos franceses só pensava: aproveitem agora.....

 

tags:

Tambem tu Brutus?!?!
Mudam-te de ministro e só tens palvras prá merda da bola?!?!
Ontem os telejornais passaram mais de uma hora a repetir imagens de golos, penalties, defesas e bandeirinhas....
Já chega de bola.
Riki a 3 de Julho de 2006 às 10:22

Ó RIKI VAI LEVAR NA BOLHA::::::.............

;)
miss rita granel a 3 de Julho de 2006 às 11:01

só quem nunca saiu daqui é que desconhece o quanto a diáspora portuguesa ama o seu país, com tudo aquilo que ele tem de próprio, o bom e o mau. lembro-me de ter visto há uns anos um jogo de portugal num écran gigante em frente ao hotel de ville. eu estava sozinha mais umas largas de centenas de luso-descendentes. a presença portuguesa em paris é alucinante. se nos juntássemos todos e os árabes até seriamos capazes de eleger um presidente da câmara!
blimunda a 3 de Julho de 2006 às 11:02

Rita, não me mandes ir levar em sitios onde eu não vou.
Blimunda em Paris a comunidade de cidadãos oriundos da peninsula arábica é pouco significativa. Se calhar estavas a confundir arabes com magrebinos...
Riki a 3 de Julho de 2006 às 22:15

Vá lá mala: vocês melhor que ninguém sabem que não posso nem quero comentar mudanças de ministros ou coisa que se lhe pareça. Eu sirvo um senhor que nunca morrerá (da Sophia Mello Breyner???lembram-se do poema: "Nunca servirei senhor que possa morrer.Nunca mais amarei quem não possa viver sempre.") Sirvo a República e não um homem particular. Claro que comento os Campos Elísio com milhares de portugueses. Isso interessa-me mais....O resto a vida continua. Como sempre. Porque os nossos interesses não mudam. O que defendemos no exterior chama-se "interesse nacional" e não depende de ministros, nem mesmo de governos.
Por muito que não se queira admitir e por muito que me custe a mim, pessoalmente, o futebol está a dar-nos um nome internacional que não se consegue nem com 20 horas de trabalho diárias seja de que diplomata for...Há que capitalizar.
A única coisa que me preocupa é o facto de já termos dois portugueses baleados à conta dos festejos. E de termos a imprensa francesa toda a chamar chauvinista e racista à comunidade portuguesa só porque os luso-descendentes fazem o mesmo do que os italo-descentes: andam com as camisolas da seleccção. Mas enquanto nós somos um milhão aqui em Paris, eles são 200.000. Nota-se menos. Agora nós, que nunca tivemos essa atitude, como no Luxemburgo nunca a tivemos, andamos a irritar os europeus "brancos" e "superiores". Estou-me cagando para o futebol. O que eu quero é tolerância. Igualdade. Isso é que parece que será mais difícil de obter....
Pensem só: e nós???como reagimos com os brasileiros, por exemplo?????Assim????ainda pior???
parislasvegas a 4 de Julho de 2006 às 21:28

Interesse Nacional????
Acho que nem tu acreditas nisso!!
Interesse de alguns ao serviço de outros no estrangeiro à conta de todos!!!
Desde quando é que a politica externa defende os interesses da Républica Portuguesa???
...................................................................
Deixa estar, não precisas de me responder, até porque não podes mesmo.
Em reação ao futebol, acho que como pretexto para portagonismo é muito fraquinho e muito efemero. O Brasil ganhou tres ou quatro campeonatos do mundo e não foi por isso que aumentou a sua influencia externa. O mesmo argumento tambem é válido para a economia: Com campeonatos do mundo ganhos o Brasil continua a estar no mais escuro dos buracos.
Cada vez acho mais que toda esta hsteria do futebl é completente pré-fabricada e que só serve para nos atirar poeira prós olhos.
Riki a 5 de Julho de 2006 às 10:45

Quanto ao jogue... come diriem os emigrâs. Fedeu-se!
D. a 6 de Julho de 2006 às 00:17

mais sobre mim
Julho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14
15

16
22

23
24
28
29

30
31


arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO