Eu e o meu Xano temos passado este Verão entre o trabalho, cuidar de uma casa com 300 m quadrados, duas crianças e dois cães.
Por alguma ironia estranha do destino, devo estar a pagar qualquer coisa que fiz a alguém enquanto estive em Kiev, porque nossa salvadora, a Ludmila, nunca mais consegue obter o visto de trabalho para se juntar a nós. Seja lá o que fôr que eu tenha feito, acho que o pecado está mais do que expiado, porque andamos de rastos.
A Luda trabalhou para nós três dos quatro anos que estivémos em Kiev. É uma pessoa educada, atenta e honesta. O que compensa largamente o facto de não ser lá muito rápida nem energética. Funcionária do Observatório Astronómico de Kiev, onde se ocupava com as minunciosidades de mapear as estrelas, a Luda manteve-se uma pessoa aérea, o que é raro para uma mulher eslava de formação soviética. Mesmo assim, consegue ser menos aérea do que eu e um bocadinho mais pragmática.
Estamos um bocadinho nervosos (principalmente ela) porque é a primeira vez que a Luda se propõe sair do seu "mundo familiar". Embora já tenha viajado para várias partes da ex-URSS e para a Turquia, esta será a primeira vez que a senhora vai assentar os pés em terras da "Europa". E isto depois de já ter feito os cinquenta anos. Esperemos que o "choque cultural" seja positivo.
Penso sempre nestas coisas porque até a nós nos custou a mudança: tantas pessoas bem vestidas, mas tanto mendigo roto. Tantas coisas para comprar no super-mercado, mas tanta gente a dormir na rua. Tantos monumentos faíscantes e bem tratados, mas tantaspessoas agressivas, xenófobas e desagradáveis. No fundo os contrastes europeus não são diferentes dos "soviéticos", o aspecto das coisas o "embrulho" é que é. E nós, meros animais de hábitos, precisamos de estar rodeados de coisas familiares para nos sentirmos seguros. Espero que o facto de nos ter a nós por perto a ajude. Afinal, muito nos ajudou ela quando éramos nós os rodeados de referências estranhas à nossa cultura.
Até lá, dois adultos+ duas crianças+ dois cães= 1 verão roda-viva doméstica sem direito a descanso....