Histórias de uma portuga em movimento.
22
Set 06
publicado por parislasvegas, às 10:30link do post | comentar

Todos os povos mediterrânicos, ou sulistas (mesmo os da América do Sul) têm uma adoração quase mística por gente de olho azul. Por sermos todos pequeninos e escuros, devemos ter um trauma qualquer que identifica alguns sinais genéticos do Norte como "superiores". Pessoalmente, acho que não existe estupidez maior e que, no séc. XXI já não há lugar para estas ideias retrógradas, diria mesmo nazis (eugénicas , se quiserem).

Vem a isto a propósito de uma das colegas de trabalho cá da casa que, mal o neto nasceu, me veio logo com as fotos do neo-nado com a exclamação orgulhosa "Ai, doutora, repare-me lá nestes olhinhos azuis!". Eu, que de bebés percebo pouco ou nada, pelo menos sei que todos nascem com os olhos de cor igual - olhinhos de cinza aguado. Não deve ser nada que a aquela senhora desconheça, porque ainda se deve lembrar da cor dos olhos dos dois filhos que teve. Não querendo ser desmancha prazeres, limitei-me a comentar que o bebé tinha um aspecto muito saudável (não sei porquê, isto é considerado uma ofensa para os portugueses - deve dizer-se sempre que é lindo. Saudável não se pode, ainda não percebi bem qual é o código de comportamento nestes casos...).

Ontem lá fui atacada novamente com as fotos do rebento, agora já com seis meses. A senhora em questão, espeta-me com uma foto do bebé (grande plano) e atira-me "Viu, viu como ele tem olhinho azul???é que o pai é FRANCÊS" com um ar orgulhosíssimo . Bom, primeiro o puto não tem nada o "olhinho azul", tem uns olhos muito escuros, entre o castanho e o verde profundo, não percebo onde é que a avô foi buscar o azul. E depois, essa do pai francês mata-me! Até parece que a criança tem algum tipo de superioridade genética à conta disso. Estamos feitos!

Eu limitei-me a sorrir com um ar aparvalhado e segui o meu caminho. Há coisas que eu não percebo mesmo. Quem é que na família não tem alguém com os olhos azuis??É uma cena assim tão "superior"??Eu que sou de origem alentejana encaro os olhos azuis como a lembrança, tansmitida de geração em geração, de alguma ceifeira moura apanhada a jeito nos campos por um bárbaro nórdico qualquer. Uma violação acidental  transformada em acidente genético recessivo. So what??

É pena que as pessoas ainda tenham esta mentalidade de "melhorar a raça" e tenho muita pena que considerem que o facto de casar com um estrangeiro europeu lhes vá melhorar o código genético dos descendentes. Eu sou a favor das misturas porque elas enriquecem as pessoas culturalmente e acho que os filhos de casamentos mistos são pessoas mais ricas do que as outras. Mas ninguém me consegue convencer que existem traços físicos "superiores" a outros.


É precisamente isso.
Como é que se explica que num país de morenos, as pessoas que aparecem na televisão são na sua maoria louras???
outra
Se o peixe espada preto é melhor que o peixe espada branco, como é que se explica que seja vendido mais barato?
outra
Os construtores civis evitam vendar as primeiras casas de um prédio ou condominio a ciganos, porque depois têm dificuldade em vender as outras.
outra e esta recente:
quando alguem fala em estrangeiro em portugal, automaticamente se assume que é europeu do norte. Se for do leste é imediatamente ucraniano. E um tipo que tem a pele negra, nao é estrangeiro, é preto.
Sabes o que é isto?
50 anos de regime salazarento que ficou marcado por gerações. São os mitos dos brandos costumes e de que os portugueses não são racistas. Depois dá nisto um povo de ignorantes que continua a batizar os filhos, a ir a fátima e a votar no cavaco.
Riki a 22 de Setembro de 2006 às 12:57

Eu acho que é algo muito anterior aos 50 anos de Salazarismo. Quanto mais investigo mais me convenço disso. Sabias que no Séc.XII os mercenários contratados para defender os latifúndios dos senhores muçulmanos no Alentejo e no Algarve vinham todos do reino recém formado de Kiev-Rus???
Pelos vistos a História é mais circular do que aparenta.
parislasvegas a 22 de Setembro de 2006 às 16:12

É curioso o que dizes sobre esses recusos externos chegarem ao sul da peninsula para defenderem o sul e lutarem contra os francos. De qualquer modo acho que a subsviencia ao estangeiro não vem daí. Nesa fase, baixa dade media, o latin e a herança da paz romana ainda impunha como modelo o poder das togas. Os homens de leste eram visto pelos europeus do sul com meio selvagens e com tudo para se tornarem escravos. Eslavo, slave. O recrutamento pelos senhores do sul da peninsula deve ter tido mais haver com a disponibilidade dos homens de leste de combater o imperio carolingio e o papado.
Acho que a subsrviencia ao estrangeiro passa sobretudo pela relação com inglaterra e do colonialismo que inglaterra fez com portugal desde sempre e em particular nos ultimos 200 anos.
Depois do factor inglaterra, há o racismo puro e duro de uma nação que fez fortunas a escravizar africanos. O racismo latente foi exacerbado pelo salazar e pelo ferro como mostra a exposição do mundo portugues de 1940.
Riki a 22 de Setembro de 2006 às 16:43

Sobre olhos azuis não posso falar muito... Quando o ZP tinha uns 9 meses eu continuava a insistir que ainda era cedo para definir a cor dos olhos!!!!
Quanto à paranóia das pessoas pelos olhos azuis é verdade... Muitas vezes pensei que se ele fosse moreno e de olhos castanhos as velhas não se metiam tanto com ele na rua. "Ai, tão lindo, lourinho e de olhos azuis!!!"... Nazis de merda!!!!
D. a 25 de Setembro de 2006 às 22:08

tenho a informar que os bebés não nascem todos com os olhos da mesma cor, e que as velhinhas também (não sei se menos se mais) se metem com bebés de olhos e cabelo castanho.
Quanto à restante polémica, acho que é despropositada com base no episódio do neto do outro. Se não fossem os olhos azuis era o cabelo não sei quê ou a boquinha assim ou assado. O home tava babado com o neto nem que ele tivesse três braços !!! Só isso! Fazer disso a confirmação da história mundial do racismo e etnofobias é despropositado.
Atalaia a 26 de Setembro de 2006 às 10:26

Exactamente! O que importa é o olhar, muito mais que a côr dos olhos.
Conheço gente de olho azul, que quando acorda parece uma tramelga já com 15 dias de frigorifico.
E agora uma opinião imparcial:
Olhos bonitos são os da minhas netas que são castanhos.
E agora venha lá o primeiro sacana dizer o contrário.
Ze da Penalva a 27 de Setembro de 2006 às 09:14

e digo-te já: os olhos mais mortiços que já vi eram azuis!
e já agora: onde é que tu andas?
blimunda a 27 de Setembro de 2006 às 11:13

Com certeza à procura de um stand que venda um lamborghini a gajas abaixo dos 50 kgs!!!!
;-)
D. a 27 de Setembro de 2006 às 13:31

Atalaia: não era babadice não, é mesmo mau feitio do cara...A gaja é das piores "tias" que eu conheço - toda vaidosa porque o pai do neto é francês, e acha que o puto (coitadito que merecia avó mais simpática) vai MESMO ser mais inteligente só porque tem "sangue estrangeiro". Por isso é que dana e acabei por escrever esta cena.
ZédaPenalva: opinião completamente imparcial, confirmada por mim própria..
Bli: andei desaparecida num sítio chato onde preferia nunca ter estado. Já passou.
D.: acho que agora vou comprar dois - um prós dias pares, outro prós impares ;=) E agora vou ali embebedar-me que bem preciso (dois goles de vinho devem chegar...)
parislasvegas a 27 de Setembro de 2006 às 18:05

;-)
D. a 28 de Setembro de 2006 às 14:08

mais sobre mim
Setembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
14
16

17
23

24
25
26
27
28
30


arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO