Histórias de uma portuga em movimento.
20
Out 06
publicado por parislasvegas, às 14:07link do post

Bornéu....só de dizer o nome dessa ilha mítica, semeada de ilhotas minúsculas que abrigavam os piratas do Mar do Sul da China, já nos faz partir para um mundo de sonhos onde todas as aventuras podem acontecer. Na verdade, Bornéu é um dos sítios mais bonitos que eu conheço no mundo e, modéstia à parte, até já conheço uns poucos (dos bonitos e dos feios também).

No século XXI, os arredores da ilha ainda são povoados de piratas que, ao contrário de séculos anteriores já não são bem-vindos. É maior parte da população do Estado de Sabah, onde estivemos, descende dos verdadeiros piratas da perna de pau que assaltavam os Galeões da Companhia das Índias há uns 500 anos atrás, e esses tipos, que assentaram e cultivam campos de arroz com ajuda dos Búfalos de água, não acham piada nenhuma à nova pirataria que se encarrega de saquear navios carregados de electrónica.

O calor equatoriano e a humidade extrema, aliada a fortes chuvas quase diárias produzem uma vegetação luxuriante que na parte Malaia da ilha é preservada e respeitada em nome do lucrativo turismo. Na capital do Estado, Kota Kinabalu, nota-se a dificuldade que as estruturas humanas têm em lutar contra as poderosas raízes dos frangipanis e as ervas gigantes que crescem nos intervalos do betão. KK é um verdadeiro buraco, mas um buraco com ADSL e rede móvel de última geração. E isto no meio da selva. Claro que os nativos são tranquilos, mesmo descendendo de piratas e das últimas tribos cortadoras de cabeças. Ali não há notícia de stress nem de engarrafamentos. Os turistas são bem vindos, mas ninguém nos tenta vender nada ou pedir seja o que for. Os estrangeiros não são olhados de lado, nem encarados como uma simples bolsa de dinheiro. Procuram sempre exibir-nos a sua cultura - aquela misturada fantástica entre todas as religiões e todas as tribos - fazendo questão de nos dar lições de moral e de sublinhar a importância da tolerância e cooperação entre os povos. E nesse aspecto, acreditem, temos muito que aprender com eles.

Espero conseguir postar algumas fotos este fim-de-semana.

 


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
25
27
28

29
30


arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO