Histórias de uma portuga em movimento.
09
Dez 08
publicado por parislasvegas, às 21:41link do post | comentar

Finalmente consegui realizar um dos meus sonhos de viagens e fui ao Líbano. Por poucos dias apenas, mas já deu para ter vontade de voltar o mais rapidamente possível!

 

Chegámos na noite do meu Aniversário, do qual ainda vou aqui postar uns vídeos para vocês se rirem um pouco. Acho que foi a melhor festa de aniversário que tive até agora, vai ser difícil fazer melhor, principalmente porque nem sempre se tem o ambiente de loucura que se encontra na noite de Beirute.

 

Este fim-de-semana foi especialmente particular porque se festejavam os dias do Hajj (peregrinação a Meca), seguidos, como sempre, do Eid ul-Adha, a celebração em honra de Abraão, durante a qual se sacrificam carneiros, à semelhança do que fez o profeta quando Deus lhe pediu que sacrificasse o filho.

 

Este Dezembro é um mês em cheio para as fés do Líbano, que está a abarrotar de turistas. Milhares de muçulmanos do Golfo chegaram na sexta-feira para as celebrações, ao mesmo tempo, milhares de cristãos marronitas continuam a chegar para a grande reunião de eleição de um novo líder espiritual, enquanto isso, os católicos libaneses espalhados pelo mundo regressam a casa para festejar o Natal. Já podem calcular a confusão.

 

O resultado tem sido festa atrás de festa (e, esperamos nós, sem conflitos...) onde cristãos e muçulmanos se juntam nos restaurantes para dançar e cantar até cair. Foi esse ambiente alucinante que apanhámos este fim-de-semana.

 

Beirute é uma cidade linda, onde toda a gente vive no fio da navalha. Sem saber o que reserva o amanhã, os libaneses optaram por viver cada dia como se fosse o último. E sem medos.

 

A destruição da cidade continua visível, em feridas abertas de edifícios esventrados que convivem com prédios de último design. As  Forças Armadas estão presentes em cada esquina e os controles a pessoas e objectos são o pão-nosso de cada dia.

 

Como já esperava, apaixonei-me ao primeiro olhar.

 

 

Grafitti em Hamra, Beirute

 

Zona reconstruída com a grande Mesquita ao fundo, Beirute

 

O velho e o novo, Beirute

 

Memorial ao Primeiro-Ministro Rafik Hariri, assassinado em Fevereiro de 2005.

 

Uma família muçulmana tira uma foto com a árvore de Natal.

Jeita, Líbano

Nossa senhora do Líbano.

Harissa, Líbano

Beirute, vista de Harissa.

 

 


mais sobre mim
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO