Histórias de uma portuga em movimento.
14
Jun 05
publicado por parislasvegas, às 06:53link do post
Vários conselhos a portugas que vivam em comunidades de expatriados:
1- Nunca digas mal da tua raça, principalmente se houver gente da tua raça a viver no mesmo sítio.Os estranjas encaram isso como uma filha-da-putice do piorio.
2- Tenta esforçar-te, pelo menos, para saberes o nome das pessoas da tua nacionalidade. Fica bem, é educado e pode sempre ajudar em horas de aflição.
3- Nem todos os potugueses são cagões, por isso nem todos se apresentam logo com títulos e cargos. Educação no trato e devolver a simpatia da pessoa que tens à tua frente (mesmo sem saber quem é) é a melhor política em todas as ocasiões.Nunca te esqueças que pode ser alguém de quem venhas a precisar.
4- Não se tratam mal os subordinados, os profissionais menos qualificados e não se tratam mal as pessoas das quais não sabemos a profissão, apenas porque pensamos que, provavelmente, são menos importantes do que nós. Isso é encarado como filha-da-putice, tanto pelos estrangeiros, como pelos portugueses que têm os miolos nos sítios.
`5- Não se abusa da confiança dos membros da comunidade expatriada que estão no país há mais tempo do que tu. Se te quiseram ouvir ou ajudar uma vez, não quer dizer que tenham a obrigação de te aturar.
6- Ser simpático e minimamente educado, em qualquer ocasião, ajuda.
Esta é apenas uma lista básica, que procura corrigir erros reiterados que tenho detectado nos meus contactos com outros tugas deslocados. Geralmente, somos arrogantes e estúpidos, quando não temos onde cair mortos. Isso faz morrer de vergonha quem, como eu, nunca se apresenta com o título académico à frente do nome (ridículo....) e nunca explico o que faço, a menos que me perguntem. Os tugas que reagem da forma oposta à minha são, habitualmente, ridicularizados pelas costas, quando o resto da comunidade estrangeira se reúne em festas,para as quais os ditos tugas NUNCA são convidados.
E tenho vergonha, pois claro que tenho vergonha....

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Junho 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
28
30


arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO