Histórias de uma portuga em movimento.
14
Abr 05
publicado por parislasvegas, às 07:51link do post | comentar
Esta posta é inspirada pelas coisas do Xano, que me está sempre com as histórias do "devíamos conhecer melhor este país, devíamos aproveitar para fazer turismo cá dentro" e etc. Eu, no pouco tempo que tenho livre, quero é distância daqui e ouvir falar russo o menos possível. O próximo destino será Amsterdão, tal e qual como a blimunda (já amanhã, infelizmente não nos encontramos - até porque no dia da Liberdade eu vou estar a bulir...). Mas as alternativas cá dentro eram:

1. Yalta - destino de beira-mar, com magotes de milionários russos, onde um quarto decente de hotel custa 250 euros/noite. A parte pior não é ter desembolsar o guito, a parte mesmo aterrorizante é ter que fazer a hora de avião no YAK40....
2.Kachanova - reserva natural nas margens do rio Smosh. Três horas de autocarro a partir daqui. Tem um palácio espectacular do séc.XIX - uma verdadeira viagem na máquina do tempo até à época dos Czares - ainda não percebi é que ofertas hoteleiras existem. Provavelmente tem que se ir à aldeia mais próxima oferecer uns dólares ao pessoal para conseguir dormir num celeiro.
3. Chernobyl - pois é, por incrível que pareça, tornou-se num site turístico...Há visitas guiadas a partir de Kiev (1 hora de autocarro). Claro que não se pode dormir lá. Acho que vou sair daqui sem nunca ter entrado na "zona de exclusão", já me basta ter vivido quatro anos a levar com os "vapores"...
4.Zakarpatyia - mais conhecidos pelos montes Cárpados em português. Uma zona de beleza natural alucinante. O Xano conhece porque fez a zona toda de carro quando veio prá Ucrânia - sim, porque aquele ganda maluco (com quem me casei, ainda por cima) resolveu que o melhor era meter-se no carro (sem saber sequer ler cirílico) e vir tranquilamente até Kiev pra ver as vistas. Há um parque natural, considerado a "última zona selvagem da Europa" com 400 Km de caminhos para "treking"
5. Lviv - antiga Capital, antiga cidade da Polónia e uma das cidades mais bonitas da Ucrânia e, penso eu, de todo o Leste Europeu - bem, tirando Praga e Tallin (mas Tallin não é "Leste" é "Báltico"). Não convém muito falar russo na rua, é meio caminho andado para ser maltratado. Ali só se fala ucraniano e a herança europeia é ostentada com muito orgulho. Não querem ser "baralhados" nem com os polacos, nem com os russos. Os nativos têm fama de ser hostis, mas mais simpáticos do que os kievitas (imaginem...)
6. Odessa - Esta cidade, devo dizer-lo é, simplesmente, espectacular. Século XIX - XX, cheia de edifícios "art noveux" , uns decadentes outros restaurados espectacularmente fiéis ao original. Toda a cidade é linda, tem mar, tem as escadas do filme "couraçado de Potekim", tem praias, o pessoal fala todas as línguas que se possam imaginar, tem ruínas gregas, tem museus interessantes. Só não gosto de tomar lá banhos de mar, porque é mesmo negro a sério. A primeira e única vez que pus um pézinho dentro de água, voltou cheio de algas pretas....Nunca mais. Mas dá para cheirar a maresia e isso, quando se vive numa cidade continental como Kiev, é o equivalente a um momento de sanidade mental!

mais sobre mim
Abril 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
27
28
29
30


arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO