Histórias de uma portuga em movimento.
30
Mai 04
publicado por parislasvegas, às 01:39link do post | comentar
Ontem, hoje e manhã festejam-se os três dias da cidade. O centro está cortado ao trânsito. Milhares de pessoas, vindas dos quatro cantos deste país enorme passeam na rua. Muitas só visitam a capital nestes feriados e aproveitam para tirar os olhos de miséria. Tiram fotografias das montras das lojas e dos bons carros que aqui circulam para depois mostrar à família. A diferença entre a capital e as pequenas cidades é alucinante. Parecem cidades de países diferentes. A capital já tem centros comerciais, está pejada de restaurantes e lojas "finas". As cidades mais pequenas ainda só têm os velhos "gastronom" soviéticos e mercados de rua, estilo terceiro mundo.Por isso estes dias de feriado aqui são um autêntico "freak show" onde se vê de tudo.
Eu ontem não estava lá com muita disposição para sair à rua e misturar-me na festa. Ainda por cima, havia concerto da vencedora do Eurovisão - gratuíto - já podem imaginar a multidão que cá andava.
Por isso, resolvi aceitar o convite de um amigo para passar o dia numa "dacha" (casa de campo) a jogar futebol, beber cerveja e comer frango assado (não tudo ao mesmo tempo, claro).Passei o dia de papo pró ar a apanhar sol (yes, yes!), comer cerejas e a ser comida pelos mosquitos. Nos intervalos lá fui dando um chutes na bola, só pra fazer de conta que estava a entrar no espírito do "fazer exercício".
Passaram-se assim 6 horas de picardias entre Latinos e Eslavos, Católicos e Ordotoxos e claro, como não podia deixar de ser, entre espanhóis e portugueses. Do estilo "Porque é que vocês, quando se apresentam, fazem questão de pôr um título de 3 metros à frente do nome?" ou "vocês em Portugal não podem estudar muito, senão é uma chatice - eu sou o Professor, Doutor, engenheiro Fulano de Tal" - e imitavam o sotaque português e o ar inchado do portuga. Eu fico sinceramente enfiada com estas coisas. Como explicar aos nossos vizinhos, com um história e cultura tão parecidas com a nossa, que a grande diferença entre os nossos países é o facto de nós sermos provincianos e curtos de vista e eles não?

mais sobre mim
Maio 2004
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
29



arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO