Histórias de uma portuga em movimento.
04
Abr 06
publicado por parislasvegas, às 15:41link do post | comentar

Desculpem lá, mas ando mesmo.

Hoje, enquanto passava à frente do liceu mais fino de Paris, deparo-me com um cenário apenas possível nesta terra:

milhares de jovens, cuja mesada é o triplo do meu ordenado, enfiados em sapatinhos de 400 euros e casaquinhos de mil e muitos a protestar contra a precaridade do CPE.

Assistindo a isto tudo, com um ar de ironia, estavam uma meia-dúzia de tropas de choque. Imagino que a vontade de arrear nos meninos-bem seja difícil de controlar.Pelo menos para mim foi...

Ando facha e reaccionária sim senhor.

Na minha opinião tudo o que aqueles pipis ali estavam a fazer era chocar os paizinhos e brincar às manifestações. Eles que experimentem ir trabalhar e ganhar o ordenado mínimo e depois venham manifestar-se. Os gajos que tenham juízinho nas suas cabeças coroadas de IPods-edição-especial-chanel e ganhem alguma vergonha na cara.

Isto irrita-me porque vi ao vivo e a cores a gestação da nova geração "esquerda caviar" em França - coitadinhos dos pobres que giros que eles são, bora lá fazer uma manifestação de apoio a quem não tem emprego, coitadinhos dos não-escolarizados que nem sequer têm dinheiro para andar de griffes.

Enoja-me pá. Enoja-me a sério e faz-me ter vontade de desatar a distribuir estalo.

Quem não tem pedigree pra protestar fica em casa. Não é o que os gajos fazem nas coisas lá deles??não são só pra ricos??então? Manif. é pra descendente de proletário e mais nada!

Continuamos nesta e qualquer dia temos a "escumalha" do Jet7 a incendiar os Twingos da classe média. Ordem nesta bandalheira pá!


As manifestações não são só para o proletariado, até porque todos os que dependem de salário a devem fazer porque são explorados.
nuno cavaco a 4 de Abril de 2006 às 16:44

O que eu critico nesta posta é a "paródia" que os adolescentes ricalhaços estão a fazer de dificuldades que eles próprios nunca tiveram nem hão-de ter. Gente cuja família nunca dependeu de um salário, por terem negócios e/ou propriedades e serem, basicamente, podres de ricos.
Sou altamente contra a noção de que só o proletariado tem direito a manifestar-se. Eu própria, trabalhadora de colarinho branco, acho que qualquer trabalhador que receba salário tem direito a reclamar justiça - agora gozar com os pobres não. Ao menos um pouco de respeito.
parislasvegas a 4 de Abril de 2006 às 18:49

Olha lá percebo o que dizes.
Nao estas a ser facho, a argumentaçã é reacionária mas no fundo estás só a ser emotiva e não estás a ver o movimento de protesto como um todo.
Eu entendo as criticas à esquerda caviar, nós por cá tambem os temos -- olhem a corja do bloco ( descula lá D e ZdD)!!!! -- sempre a barulhar mas quando toca a defender os interesses dos trabalhadores demobiliza.... (ver caso autoeuropa)
De qualquer maneira acho que se essa esquerda caviar estiver a fazer barulho e a prostestar servindo a verdadeira esquerda e os trabalhadores, acho positivo.
Na minha opinião e segundo o que tenho lido é isso que está a acontecer.
O movimento de contestação começou dentro dos sindicatos e com os sectores mais activos do PCF. O carnaval veio depois. Mas acho que ainda bem que veio e está a servir para alguma coisa.
Os sectores estudantis e intlectuais são normalmente inconsequentes. Neste caso, e ao serviço dos reais valores da esquerda e da democracia participada faz todo o sentido alargar a frente de luta a setores que tradicionalmente "não são de confiança" como aquilo que tu chamas gauche caviar.
Independentemente de sabermos que não podemos contar com eles na hora da verdade estamos momentaneamente aliados. Et c'est tout.
Riki Martin a 4 de Abril de 2006 às 21:55

Nuno Cavaco, acho que a tua noção de proletário é que tem de ser mais abrangente.... não estarás a confundir proletariado com oprariado? A mim parece-me.
Mas, saltando a questão dos conceitos, acho que tens razão no teu comentário. E sei que a autora do blogue tambem te dará razão.
riki a 4 de Abril de 2006 às 22:02

Tentemos não generalizar, eu até entendo a revolta da cm em relação a alguns mas, também sei que alguns desses filhos de ricos podem ser solidários e defender o que é justo.
Interessa-me a mim é que os franceses não desistam de lutar, greve geral até a lei e/ou governo cairem.
Helder a 4 de Abril de 2006 às 23:21

EU SOU FAXA COM ESTES E COM OS OKUPAS, QUE SÓ O SÃO PK QUANDO DEIXAREM DE SRR PALHAÇOS PODEM IR ACABAR O CURSO DA CATÓLICA QUE COMEÇARAM E ENTRAREM NA EMPRESA DOS PAPÁS.
blimunda a 5 de Abril de 2006 às 12:39

Pronto, meus amigos. A Blimunda disse tudo o que eu sempre quis dizer, sem papas na língua. É assim mesmo.
No entanto, claro que concordo com o resto dos comentários em geral. O importante é que a sociedade se mobilize, todos juntos somos fortes, fazemos número, etc. Também é bom para um governo de direita ter os filhos dos seus votantes na rua, tudo bem. Mas aquela merda só visto, meus amigos.
Nunca tinha visto ninguém uma manifestação que se parecesse com uma festa de adolescentes em Cascais.
Mas se calhar sou eu e as minhas raízes proletárias...cada um com os seus preconceitos.
parislasvegas a 5 de Abril de 2006 às 14:18

... mas q é bonito vê-los a todos na rua, é!
Nós por cá... enfim, é o que se sabe e tu tão bem descreves/criticas na tua posta anterior.
O certo é que, ricos ou pobres, os franceses, quando resolvem ir para a rua lutar por aquilo que acham certo, não desistem e só páram quando conseguem o que querem. Já em Portugal, é só meterem-nos uma chucha na boca... quando metem. Senão, chucha-se no dedo.
calamity jane a 5 de Abril de 2006 às 15:57

desconfio que nem sempre é na boca que nos querem pôr a chucha!!!
Atalaia a 5 de Abril de 2006 às 17:20

A questão: inimigo do meu inimigo meu amigop será? Ainda que tácitamente? Ou não?

Choca fazer-se festival em torno daquilo que são direitos sociais conquistados a pulso, como se de pipocas se tratasse, é verdade, mas custa mais ver silenciosamente desbaratar esses direitos só porque sim...
Quem é mais "palhaço"? o burguês que se mascara de proletário para ir para a manif com o channel no pulso ou o proletário que fica de chinelos em casa a mascar côdeas de véspera porque "não se mete nessas confusões"???


Atalaia a 5 de Abril de 2006 às 17:27

Eu daria o primeiro lugar ex-aequo
parislasvegas a 5 de Abril de 2006 às 17:30

Eu acredito que apesar de tudo alguns desses meninos channel até podem estar realmente empenhados em defender o que é justo, outro será apenas para chatear a familia.
Agora é incaeitável é que o proletário acomodado fique em casa para parecer bem e moderado, e que ainda por cima diga que se os outros, os que lutam, conseguirem algo, ele depois também é beneficiado.
Isso sim é triste e lamentável.
Helder a 5 de Abril de 2006 às 18:13

mais sobre mim
Abril 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

16
17
20
21
22

23
27
29

30


arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO